qualquer coisa
num verso intitulado mal secreto
 

1.5.08


[10:15 PM]

Homem de Ferro segura as pontas até o momento em que Jon Favreau, mais conhecido como “Quem?”, resolve brincar de Transformers e não percebe que precisa comer muito arroz e feijão antes de filmar cenas de ação. Ironicamente, o filme se sai melhor quando investe no lado humano do homem que era para ser totalmente de ferro, e grande parte dessa contradição é culpa exclusiva da interpretação debochada de Robert Downey Jr., desfilando com a eficiência que já lhe é habitual. Difícil imaginar outro ator para o papel principal, mesmo que em vários momentos o cara passe a impressão de que está no piloto automático, atuando com o mínimo esforço. A quebra de expectativas que acontece em várias seqüências (e que atinge o ápice na transformação rápida de Jeff Lebowski num vilão robótico de terceira dimensão) confere uma cadência humorística desgastada à narrativa, mas alcança o objetivo de disfarçar deficiências que só um cara chato como eu continua a procurar insistentemente em filmes do gênero. Dentro dos seus códigos de verossimilhança, é um filme que usa muito bem os controles que tem em mãos, e posso até achar que se trata de uma boa adaptação dos quadrinhos, mas entrei e saí no cinema como se em duas horas nada tivesse acontecido.

***

Wong Kar-Wai quando vai à sorveteria escolhe o sorvete mais sem graça, talvez de creme, para voltar ao tempos de infância e se deliciar no balcão dos confeitos, dando cor e vivacidade à sua sobremesa com milhares de confetes, jujubas, coberturas, granulados, castanhas e tudo o mais que estiver à disposição. Um Beijo Roubado é isso, um filme desenvolvido exclusivamente em função dos delírios visuais do cineasta e oco por dentro, com personagens mal desenvolvidos e que se dissolvem ao primeiro sinal de vento. Começa aos trancos e barrancos, com situações constrangedoras (o que é Jude Law e Norah Jones conversando com papel no nariz? Eu hein), e melhora progressivamente até alcançar o belo desfecho, que tenta com insucesso convencer o espectador de que toda aquela encenação foi feita para se chegar na bonita cena do bar. O destaque mesmo fica por conta da entrada de Rachel Weisz em cena, ao som de “Try a Little Tenderness”, maravilhosa música do Otis Redding.


Homem de Ferro (Iron Man, Jon Favreau /2008)

Um Beijo Roubado(My Blueberry Nights, Wong Kar-Wai /2007)




 


é isso aí, bicho

 

 


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